sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Excelência da Adoração no Culto


O QUE É UM CULTO CRITÃO?
" Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores". ( Jo.4.23)
"Eu vou ao culto". Esta é uma expressão muito comum para nós. Significa ir á igreja e participar da programação . Num sentido genuíno, participar de um culto significa cantar, orar, ouvir a mensagem bíblica,contribuir e manter comunhão com os irmãos. ( ICo. 12.1-11)

Cultus – Termo latin, que significa a tributação voluntária de louvor e honra ao Criador.
O culto tem sido considerado, pela maioria dos cristãos, como o ato central de identidade cristã através da história. Muitos teólogos cristãos têm definido a humanidade como "o homem que cultua", significando assim que o culto a Deus é central para se compreender o ser humano.

Será que qualquer programação da igreja pode ser chamada de culto?
Há parâmetro bíblico que determina o verdadeiro culto cristão. Vejamos.
I - A Palavra de Deus
A Palavra de Deus é o elemento essencial e indispensável ao culto cristão. Sem ela o culto é apenas reunião, ou um encontro qualquer. A Palavra de Deus deve ter a primazia ocupando o lugar central do culto, pois através dela é que Ele nos fala. ( Ne. 8. 1-9 )
II - A Oração
A Oração é diálogo com Deus que promove um das melhores experiência que devemos ter com Ele durante o culto. Por meio da oração podemos:
-Confessar nossos erros e falhas;
-Exaltar a Deus com alegria;
-Ter comunhão com Deus junto com outros irmãos em Cristo;
-Confiar e submeter-nos á soberania de Deus.
Deus exorta a seu povo a busca-lo de coração quebrantado.( II Cr.7.14)
III- A Música
É um meio universal de expressão. Em todas as culturas, em todas as épocas, a musica sempre esteve presente. Ela criada por Deus. No ato criativo já podemos ver a presença da música. ( Jó. 38,7 )
IV - A Comunhão
É o ato de "comungar",de fazer alguma coisa em comum, o que implica sintonia de sentimentos e modos de pensar e agir que produzam identificação, comparticipação e união.( Atos 2.42-47 )
Como podemos expressar a nossa comunhão?
- Amor comunitario;
- A socialização;
- A Cooperação;
- A Participação.

Somente quando houver equilíbrio nesta partes essenciais é que o culto poderá ser edificante para aquele que dele participa. O verdadeiro culto cristão tanto agrada como edifica a quem o presta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário